9 de fev. de 2011

CARNAVAL

CARNAVAL

Justificativa: 

O tema "O Carnaval", poderá ser trabalihado de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias. Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. 
Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca. 

Objetivo geral: 

* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.

Objetivos Específicos: 
* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo; 
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características; 
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil; 
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão; 
* Desenvolver o gosto pela leitura; 
* Trabalhar o raciocínio e a memória; 
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita; 
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas; 
* Desenvolver a percepção e a coordenação motora; 
* Estimular o ritmo; 
* Despertar e educar a atenção e a observação; 
* Proporcionar liberdade de auto-expressão; 
* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador; 
* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas; 
* Trabalhar com seqüência de numeração; 
* Desenvolver a percepção usual do número; 
* Trabalhar com psicomotricidade; 
* Estabelecer regras para o jogo.

Conteúdos: 
* O Carnaval; 
* Linguagem oral e escrita; 
* O fazer artístico; 
* Apreciação musical 
* Expressividade 
* Equilíbrio e coordenação; 
* Número e sistema de numeração


Estratégias: 
*Música 
* Poemas; 
* Parlendas; 
* Painéis; 
* Pesquisa; 
* Dança, 
* Desenho; 
* Pintura; 
* Festa de carnaval; 
* Brincadeiras infantis; 
* Jogos diversos; 
* Ditado; 
* Recorte e colagem; 
* Carta enigmática 
* Literatura infantil; 
* Vídeos; 
* Cds; 
* Fantoches; 
* Máscaras; 
* Murais informativos; 
* Atividades explorando a escrita de letras e números.


Avaliação: 
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.



Cronograma: 
Quinze dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário