As atividades podem ser iniciadas com a História do Carnaval.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante, podemos levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto.
Observando o interesse das crianças podemos lançar para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante, podemos levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto.
Observando o interesse das crianças podemos lançar para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.
O material que as crianças trarão para a escola será, com certeza riquíssimo, cheio de informações e gravuras belíssimas.
Todas as crianças, na hora da rodinha, deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela.
Todas as crianças, na hora da rodinha, deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela.
Em seguida, poderão ser construídos murais informativos.
Os murais informativos chamam a atenção dos pais ou responsáveis das crianças, que comentam com os filhos sobre as informações contidas nos mesmos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas com as crianças atividades relacionadas que auxiliam no esclarecimento e a fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de coro falado, poesias, jogos e recreação.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas com as crianças atividades relacionadas que auxiliam no esclarecimento e a fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de coro falado, poesias, jogos e recreação.
Exemplos:
-Vamos cantar?
* Música:
Quanto riso!
Oh! Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina,
No meio da multidão!
Quanto riso!
Oh! Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina,
No meio da multidão!
* Música:
Mamãe, mamãe eu quero.
Mamãe, mamãe eu quero mamar.
Mamãe, mamãe eu quero.
Mamãe, mamãe eu quero mamar.
Me da a chupeta,me dá a chupeta,
me dá a chupeta se não eu vou chorar.
me dá a chupeta se não eu vou chorar.
Vamos jogar?
Jogo O Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança teve oportunidade de jogar bingo.
Exemplo das palavras exploradas:
* Palhaço;
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança teve oportunidade de jogar bingo.
Exemplo das palavras exploradas:
* Palhaço;
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.
Jogo da forca:
Este jogo é realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Este jogo é realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____
(C A R N A V A L)
As crianças têm oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...
Jogo do dominó:
Este jogo explora a primeira letra da palavra. A criança tem que juntar a cartela da letra com a palavra...
Este jogo explora a primeira letra da palavra. A criança tem que juntar a cartela da letra com a palavra...
Exemplo:
A / ARLEQUIM
Trabalhando em conjunto e realiza-se atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos:
* Acrósticos;
* Puxa-nomes;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;
* Acrósticos;
* Puxa-nomes;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;
Atividades de Artes:
* As crianças têm oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cor, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
Exemplos destes trabalhos.
* Cada criança recebe uma máscara para pintar, colar adereços enfim enfeitar do seu agrado. Ficaram radiantes! Saíram máscaras no capricho.
* Também podemos escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Nestes momentos há grande socialização do grupo.
E assim podem ser realizadas muitas outras atividades para incentivar as crianças.
* As crianças têm oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cor, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.
Exemplos destes trabalhos.
* Cada criança recebe uma máscara para pintar, colar adereços enfim enfeitar do seu agrado. Ficaram radiantes! Saíram máscaras no capricho.
* Também podemos escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Nestes momentos há grande socialização do grupo.
E assim podem ser realizadas muitas outras atividades para incentivar as crianças.
Brincadeiras Infantis: * Durante a realização deste projeto as crianças participam e compartilham espontaneamente de sugestões e idéias de brincadeiras infantis. As brincadeiras realizadas foram: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outros
Festa Carnavalesca: * Fazemos uma festa carnavalesca na escola. As crianças podem vir fantasiadas e aproveitam muito bem á festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras salas com alegria e amizade.
Bibliografia: * REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental.
- Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.
* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.
Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.
* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.
Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI Indústria
Gráfica Ltda 6ª edição.
* PESQUISA SOBRE O CARNAVAL NA INTERNET
* CD. BAILE DE CARNAVAL - As melhores marchinhas de todos os tempos P.004/98.
* CD. BAILE DE CARNAVAL As melhores marchinhas de carnaval. P.ooo5/98.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental.
- Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.
* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental.
Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999.
* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola.
Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI Indústria
Gráfica Ltda 6ª edição.
* PESQUISA SOBRE O CARNAVAL NA INTERNET
* CD. BAILE DE CARNAVAL - As melhores marchinhas de todos os tempos P.004/98.
* CD. BAILE DE CARNAVAL As melhores marchinhas de carnaval. P.ooo5/98.
Nenhum comentário:
Postar um comentário