9 de fev. de 2011

Desenvolvimento do Projeto Carnaval

As atividades podem ser iniciadas com a História do Carnaval
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante, podemos levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. 
Observando o interesse das crianças podemos lançar para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. 
O material que as crianças trarão para a escola será, com certeza riquíssimo, cheio de informações e gravuras belíssimas. 
Todas as crianças, na hora da rodinha, deverão ter oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela.
 Em seguida, poderão ser construídos murais informativos
Os murais informativos chamam a atenção dos pais ou responsáveis das crianças, que  comentam com os filhos sobre as informações contidas nos mesmos. 
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser  realizadas com as crianças atividades relacionadas que auxiliam no esclarecimento e a  fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de coro falado, poesias, jogos e recreação. 

Cantando músicas de carnaval, perceberemos que a maioria das crianças não conhecem as músicas apresentadas, mas todos as aprendem com facilidade. Podemos realizar momentos divertidos com muita música e dança.
Exemplos:
-Vamos cantar?
* Música: 
Quanto riso! 
Oh! Quanta alegria! 
Mais de mil palhaços no salão. 
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina,

No meio da multidão!
* Música: 
Mamãe, mamãe eu quero. 
Mamãe, mamãe eu quero mamar.
Me da a chupeta,me dá a chupeta,
me dá a chupeta se não eu vou chorar.
Vamos jogar?
Jogo O Bingo: 
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança teve oportunidade de jogar bingo. 
Exemplo das palavras exploradas: 
* Palhaço; 
* Alegria; 
* Salão; 
* Serpentina; 
* Colombina; 
* Fantasias; 
* Samba; 
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.
Jogo da forca: 
Este jogo é realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:

___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ 
(C A R N A V A L)
As crianças têm oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...
Jogo do dominó: 
Este jogo explora a primeira letra da palavra. A criança tem que juntar a cartela da letra com a palavra...
Exemplo:
A / ARLEQUIM
Trabalhando em conjunto e realiza-se atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos: 
* Acrósticos; 
* Puxa-nomes; 
* Ditados divertidos; 
* Alfabeto móvel; 
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;


Atividades de Artes: 
As crianças têm oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cor, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas



Exemplos destes trabalhos. 

* Cada criança recebe uma máscara  para pintar, colar adereços enfim enfeitar do seu agrado. Ficaram radiantes! Saíram máscaras no capricho. 
* Também podemos escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Nestes momentos há grande socialização do grupo. 
E assim podem ser  realizadas muitas outras atividades para incentivar as crianças.


Brincadeiras Infantis: Durante a realização deste projeto as crianças participam e compartilham espontaneamente de sugestões e idéias de brincadeiras infantis. As brincadeiras realizadas foram: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outros
Festa Carnavalesca: * Fazemos uma festa carnavalesca na escola. As crianças podem vir fantasiadas e aproveitam muito bem á festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras salas com alegria e amizade.

Bibliografia: * REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação 
Fundamental. 
- Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il. 
* RADESPIEL, M. Eventos Escolares. Arte na Pré-Escola r no Ensino Fundamental. 
Coleção Alfabetização Sem Segredos. Contagem, MG: Editora IEMAR, 1999. 
* PINTO, G.R. e LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré - Escola. 
Coleção O dia- a -dia do professor. Belo Horizonte, MG: Editora FAPI Indústria 
Gráfica Ltda 6ª edição. 
* PESQUISA SOBRE O CARNAVAL NA INTERNET 
* CD. BAILE DE CARNAVAL - As melhores marchinhas de todos os tempos P.004/98. 
* CD. BAILE DE CARNAVAL As melhores marchinhas de carnaval. P.ooo5/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário