Projeto Dia do Índio
Objetivos:
Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
Conhecer e refletir sobre os hábitos e costumes indígenas;
Conhecer e refletir sobre a influência indígena em nossa vida;
Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
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A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
Casa de Índios no Mato Grosso (foto de Valdeir de Souza)
Família de Índios do Mato Grosso (foto de Valdeir de Souza)
Criança Índia do Mato Grosso (foto de Valdeir de Souza)
Criança Índia- Mato Grosso (foto de Valdeir de Souza)
Índios do Mato Grosso (foto de Valdeir de Souza)
Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse deste projeto:
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
Sensibilização:
Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes de indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).
Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz.
Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
Localizar em um Mapa ou no Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.
HISTÓRIA:
Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira;
LíNGUA PORTUGUESA:
Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
ARTES:
Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil–Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
Formulação de Problemas:
Questionar em classe:
Ainda existe preconceito com os índios?
O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
Há influência dos índios na Língua Brasileira?
Há influência dos índios no artesanato?
Há influência dos índios na medicina caseira?
Há influência dos índios nos adornos pessoais?
DICAS DE LIVROS
O Jogo da Onca e Outras Brincadeiras Indigenas. Antonio
Barreto, Mauricio de Araujo Lima. PANDA BOOKS.
Coisas de Índio. Daniel Munduruku.Callis.
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